Nesta segunda-feira, 27 de outubro, Nova Alvorada do Sul celebra 34 anos de emancipação político-administrativa, comemorando uma trajetória marcada por crescimento, conquistas e grandes transformações. O município chega a essa data vivendo um dos períodos mais prósperos de sua história, com avanços importantes em todas as áreas e investimentos que projetam um futuro ainda mais promissor.
Desde sua fundação, Nova Alvorada do Sul se consolidou como um dos principais polos agroindustriais de Mato Grosso do Sul, com uma economia sólida baseada no agronegócio, na produção de grãos, cana-de-açúcar e derivados, além do fortalecimento de novos setores produtivos. O agro segue sendo o carro-forte do município, movimentando a economia local e impulsionando o desenvolvimento regional.
A localização estratégica, entre as rodovias BR-163 e BR-267, coloca Nova Alvorada do Sul no coração da Rota Bioceânica, corredor logístico que ligará o Brasil aos portos do Chile. Essa posição transforma o município em um ponto estratégico para o escoamento da produção e para novos investimentos, reforçando sua vocação econômica e o papel fundamental que exercerá nos próximos anos no desenvolvimento sul-mato-grossense.
Outro destaque é o volume recorde de investimentos públicos e privados que estão chegando à cidade. Atualmente, Nova Alvorada do Sul recebe mais de R$ 1,3 bilhão em empreendimentos, incluindo a maior usina de biometano do Brasil e uma usina de etanol de milho, consolidando o município como referência nacional em energia renovável, sustentabilidade e inovação. Em 2025, o município se consolidou entre os principais polos geradores de emprego no Mato Grosso do Sul.
Além disso, a gestão municipal já investiu nos últimos anos, mais de R$ 100 milhões em obras e melhorias que transformam a vida da população, entre pavimentações, infraestrutura urbana, habitação, educação, saúde e desenvolvimento rural.
“Nova Alvorada do Sul completa 34 anos vivendo um momento histórico. Somos uma cidade de gente guerreira, trabalhadora e de coração forte. Cada investimento, cada obra, cada conquista é resultado do esforço coletivo do nosso povo e de uma gestão comprometida em construir um futuro de oportunidades. Já investimos mais de 100 milhões no município nos últimos anos, e isso é graças ao trabalho sério que estamos fazendo por Nova Alvorada do Sul. Agradeço ao governador Eduardo Riedel, aos nossos servidores, vereadores, nossos parceiros e a toda população que acredita no potencial da nossa cidade”, destacou o prefeito José Paulo Paleari.
Aos 34 anos, Nova Alvorada do Sul celebra não apenas sua história, mas também um futuro promissor, pautado no trabalho, sustentabilidade e crescimento econômico — valores que fazem da Capital da Cana um exemplo de desenvolvimento para todo o Mato Grosso do Sul.