Nesta segunda-feira (18), a Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados retornou as aulas 100% presenciais, após mais de um ano com o ensino remoto por causa da pandemia de Covid-19. Por último, o sistema estava híbrido, com revezamento de turmas a cada semana.
A reportagem conversou com pais e alunos que afirmaram se sentirem seguros nesse retorno, isso, graças à vacinação contra o Novo Coronavírus que já chega a 98,38% da população com a D1 (Dose 1) ou DU (Dose Única).
“É reta final do ano-letivo, mas essa volta demonstra que estamos vencendo essa pandemia da Covid-19. Orientei meu filho para que use máscara sempre, evite as aglomerações, passe álcool em gel, e também sei que a escola continuará cumprindo as regras de biossegurança”, disse Paula Menezes, mãe do João Lucas, de 13 anos, que já está vacinado.
Já o Roberto Gomes, pai da Ana Cristina, de 10 anos, diz que mesmo a filha não ter sido vacinada contra o Coronavírus por causa da idade, o avanço da vacinação na cidade já proporciona um alívio para esse retorno.
“Nada se compara com o fato da criança ter contato direto com o professor, o aprendizado fica muito melhor. Olhei pela escola, estão seguindo as regras de biossegurança como o distanciamento, álcool em gel. Em casa também já tínhamos orientando a Ana sobre continuar com os cuidados”, afirmou.
Apesar desse retorno, alguns estudantes continuarão o ensino em domicílio, no entanto, caso o responsável queira retornar para o presencial, deverá entrar em contato com a escola e assinar novo termo de responsabilidade.
Dourados tem 46 escolas municipais e 39 creches.