A prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), inicia nesta segunda-feira (30), a aplicação da dose de reforço das vacinas contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.
Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou nota ampliando o reforço da imunização para esse público. “Nós aguardávamos essa diretriz para vacinar o público abaixo de 18 anos com a terceira dose. É importante lembrar que os adolescentes devem ter sido vacinados com a segunda dose há pelo menos quatro meses”, explicou Edvan Marcelo Marques, chefe do Núcleo de Imunização.
As vacinas que serão utilizadas são a CoronaVac e a Pfizer, de acordo com a disponibilidade. “Hoje o Estado de Mato Grosso do Sul, consequentemente o município de Dourados, não dispõe de estoque do imunizante do laboratório Pfizer, logo vamos usar a Coronavac”, pontuou Marques.
A vacinação com dose de reforço também já está disponível para todos os adultos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Já a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) é recomendada para quem tem ao menos 50 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
Qualquer pessoa com 5 anos ou mais que não se vacinou com a primeira dose também pode receber a vacina contra a covid-19 nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde).
Imunossuprimidos
Pessoas com imunossupressão grave, com 12 anos ou mais, devem tomar a terceira dose da vacina oito semanas após a segunda dose, com intervalo mínimo de quatro semanas. Para isso, é necessário apresentar comprovação.