A prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura), apoiou a realização do concurso de Miss e Mister Indígena 2022, que foi realizado no sábado (30), na Escola Municipal Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru.
A jovem Guarani, Ejekelhim Souares Veron, de 17 anos, e Jordan Charles Rodrigues, de 18 anos, da comunidade Kaiowá foram eleitos Miss e Mister Indígena 2022, respectivamente.
“O concurso é muito importante para incentivar os jovens indígenas a continuarem mostrando os valores culturais, além de engrandecer a tradição dos povos indígenas”, acredita o secretário municipal de Cultura, Francisco Chamorro, o Kinho.
O concurso é realizado em comemoração ao mês dos Povos Indígenas, e essa foi a 10ª edição realizada na comunidade, sendo o primeiro, após a pandemia da Covid-19. Os quesitos avaliados pelos jurados foram: simpatia, desenvoltura, traços indígenas, roupa típica e pintura corporal típica.
Os organizadores são: Indianara Ramires Machado, Micheli Alves Machado, Elias Moreira, Rubens Rosário Pinheiro, Nelson Francisco, Diana Davilã, Amirele Machado, Aginaldo Rodrigues e Florismar Vargas.
Classificação final:
Feminino
1°- Ejekelhim Souares Veron (Guarani)
2°- Fernanda Martins Cabreira (Terena)
3° Tais Caroline Vera Arévalo (Kaiowa)
Masculino
1°- Jordan Charles Rodrigues (Kaiowa)
2°- Rassis Jr Garcia Rodrigues (Terena)
3°- Samuem Ortiz Machado (Kaiowa)