Segundo a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), 13.523 douradenses deverão receber a segunda dose da Janssen, isso porque esse foi o total de vacinados com o imunizante na primeira fase.
Recentemente o Ministério de Saúde recomentou o reforço da Janssen, porém, Mato Grosso do Sul e, consequentemente o Município, aguardam a chegada o imunizante.
“Segundo a Nota Técnica, a recomendação é que uma segunda dose seja aplicada, de forma homóloga, ou seja, do mesmo imunizante. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses”, explica Edvan Marcelo Marques, chefe da Imunização.
Marques ressalta que a maior cidade do interior do Estado receberá o imunizante da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
“Entendemos a ansiedade de todos, mas tão logo Dourados receber essa remessa divulgaremos o calendário específico a esse público”, enfatizou.
As evidências científicas apontam que os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses.
As pesquisas também mostram que esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.
Quanto as mulheres que tomaram a primeira dose da Janssen e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas a orientação é utilizar como dose de reforço o Imunizante Pfizer.