No espaço “Café com Presidente”, o presidente da Câmara Municipal Dourados, Laudir Munaretto (MDB), recebeu a diretoria do Instituto Mulher. No encontro, a entidade que atua na promoção e na defesa dos direitos das mulheres apresentou um panorama das atividades já desenvolvidas no município e solicitou o apoio do Legislativo para que a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) passe funcionar por 24h em Dourados. Atualmente, o atendimento às mulheres vítimas de violência física, emocional e psicológica é oferecido na delegacia de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
A presidente do Instituto Mulher, a advogada Edna Regina Alvarenga Bonelli, destacou que a entidade é formada por advogadas, assistentes sociais, psicólogas, médicas e fisioterapeutas. Através desta equipe multidisciplinar, o instituto presta atendimento às mulheres douradenses com orientações e encaminhamentos, participação em campanhas e seminários, e também prestação de serviço.
"Nosso trabalho é pautado no amparo e na defesa dos direitos das mulheres. Por meio do instituto, prestamos atendimentos no contexto jurídico, social, psicológico, questões de saúde, orientações. O foco é o respeito e a atenção com a mulher. O apoio do poder Legislativo é importante para que possamos ampliar nossas ações e garantir avanços na proteção dos direitos das mulheres. A parceria com o presidente Laudir e com os demais vereadores é fundamental para viabilizarmos diversas demandas que impactariam positivamente na vida das mulheres douradenses, entre elas, o funcionamento 24 horas da Delegacia de Atendimento à Mulher", destacou a presidente.
Outra importante iniciativa do instituto é a implantação do Projeto SOS Mulher. O programa tem o intuito de atender mulheres vítimas de violência, que necessitam de orientações. Através do telefone 67 99283-9011, o programa disponibiliza atendimento 24 horas, durante toda a semana, para que mulheres recebam orientações em caso de violência doméstica ou para tirar dúvidas ou quaisquer outros esclarecimentos. A ligação garante o sigilo da vítima, “pois o atendimento se destina exclusivamente a fornecer informações e encaminhamentos aos órgãos responsáveis pelos devidos e respectivos atendimentos”.
No encontro, Laudir Munaretto colocou o Legislativo à disposição e destacou que a Câmara vai apoiar as ações do Instituto Mulher. "O respeito e a proteção da mulher são pautas nobres e que têm o total apoio da Câmara de Dourados. O Instituto Mulher tem desenvolvimento um grande trabalho de atendimento às mulheres da nossa cidade, principalmente a aquelas que se encontram em condições de vulnerabilidade. Iniciativas desta natureza precisam do amparo do poder público para que essas ações se multipliquem e resultem em melhorias para a sociedade”, explicou.
Além de Edna Bonelli, também participaram do “Café com Presidente” as diretoras do Instituto Mulher Fabiana Côrrea Garcia Pereira de Oliveira, Daniely Heloise Toledo, Luciana Ramires Fernandes Magalhães e Sheila Regina Lopes Dutra.