Na última sexta feira (23), a equipe técnica do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias (LASANGE/UEMS), vinculado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Dourados, realizou atividades de campo referentes ao georreferenciamento de pontos e instalação de marcos de concreto na região da Usina Velha em Dourados.
As atividades de apoio foram realizadas em atendimento à solicitação de apoio do IMAM (Instituto Municipal de Meio Ambiente), decorrentes da necessidade de levantamento planialtimétrico na área da Usina Velha, que servirão de base para a nortear os projetos de recuperação/conservação da área, que faz parte do patrimônio histórico municipal.
Fizeram parte do levantamento de campo, por parte da UEMS, os profs. Drs. Vinícius Ribeiro (Coordenador/LASANGE) e Nelison Corrêa, e as discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Pedrita Souza e Jéssica Valdovino. Do IMAM, participaram os servidores Cristiano Rodrigues, Wanilton Finamore, Márcio Camilo e Daniel Nery.
“Atividades de apoio à comunidade externa, como esta que realizamos hoje, são de fundamental importância por diversos aspectos. Deste modo é possível levar a expertise da UEMS mais próxima às demandas da sociedade, além de propiciar aos acadêmicos do curso um vislumbre de atividades práticas relacionas à sua futura atuação profissional”, destacou o professor Vinícius.
“Essas atividades de campo são essenciais para enriquecer nossa formação complementar, e nos ajudam a vivenciar um pouco do que nos espera no mercado profissional. É muito legal e construtivo”, ressaltaram as acadêmicas.
Para o Diretor Presidente do IMAM, Wolmer Sitadini, “a parceria do IMAM com a UEMS mostra o fortalecimento do apoio entre as instituições que tem como uma das principais finalidades garantir a qualidade ambiental, social e econômica da população douradense. Este é apenas o começo de uma grande parceria firmada entre nós que gozará grandes êxitos a curto, médio e longo prazo”, relatou.
Sobre a Usina Velha
A Usina Filinto Muller, também conhecida como “usina velha”, foi construída em 1949 com o objetivo de produzir energia elétrica para o município, além de oferecer serviços de serraria, carpintaria e oficina mecânica. No ano de 2015 o local foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade, tornando-se ponto turístico. Atualmente a usina encontra-se fechada para visitação pública e passará por projetos de revitalização para sua reabertura.