O Conselho Municipal de Saúde está promovendo a I Plenária Municipal de Saúde Mental com a temática “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que será realizada nos dias 7 e 8 de abril no anfiteatro da Unigran. As inscrições serão feitas no local, às 7h, e as atividades de solenidade e palestra de abertura a partir das 8h.
O objetivo é realizar o encontro de pessoas que usam, trabalham, administram, fiscalizam e constroem a Saúde Pública do município, com ênfase nas diversas questões relacionadas à promoção da Saúde Coletiva e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais.
“Esta plenária é organizada por um colegiado com representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS, que promoverá um evento para troca de ideias, estratégias e discussão para aprofundar o conhecimento e propor medidas mais efetivas e humanizadas”, explicou Genivaldo Dias da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Os eixos temáticos para os debates e a formulação de propostas são:
Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;
Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços mental;
Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
“A partir desta etapa municipal serão elaboradas até doze propostas e eleitos 32 delegados para representar os três segmentos na Conferência Macrorregional de Saúde Mental, que ocorrerá em maio deste ano. Na etapa da macrorregião também será votada as propostas e os delegados para etapa estadual, na qual se realizará evento semelhante para eleição dos delegados para 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília – DF, em novembro de 2022”, concluiu o presidente.