A gestão do ex-prefeito Humberto Teixeira (1993-1996), em Dourados, ficou marcada pela criação dos bairros Canaãs. Na época, foram 1.851 casas construídas, e entregues 3.200 lotes urbanizados.
O projeto Canaã nasceu de uma realidade existente naquele período. Segundo reportagem do Jornal O PROGRESSO, acampamentos de lonas pretas abrigavam 913 famílias.
Então, Humberto montou uma equipe que contava com o apoio de lideranças das igrejas católicas e evangélicas. “O nome do projeto foi sugerido por essas pessoas e fazia uma alusão à ‘Terra Prometida’. Ao todo, foram construídos sete conjuntos habitacionais.
Já no setor de Educação, foram entregues 78 novas salas de aulas e, com recursos do Governo Federal, foi construído o CAIC Neil Fioravante, no Parque Nova Dourados.
A gestão também direcionou o olhar para a melhoria do piso salarial dos professores. A Saúde foi priorizada, com a melhoria do atendimento nos postos já existentes e, com a construção de novas unidades no Jardim Água Boa, Izidro Pedrozo, Flórida e Maracanã.
Foi também no mandato do ex-prefeito, a construção do Centro de Convivência do Idoso, o Parque dos Ipês e a pavimentação de mais de dois milhões de metros quadrados de asfalto.
Por meio do projeto ‘Menino que Brilha’, muitas crianças tiveram a oportunidade de construir um futuro melhor e tornarem-se profissionais respeitados em diversas áreas.
Humberto Teixeira era produtor rural, nascido em Guananbi (BA). Chegou em Dourados na década de 1960. Além de prefeito, foi deputado estadual em 1990 e candidato a vice-governador de Ricardo Bacha em 1998.
O político morreu na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 2h, contaminado com Covid-19, e estava internado no Hospital Evangélico.