Na última quarta-feira (30), a gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) divulgou documento contendo “Medidas para prevenção e controle de Covid-19 no cenário atual”, considerando o aumento substancial do número de casos de Covid-19, associados à variante Ômicron, com aumento gradativo das taxas de internação, embora com menor letalidade.
Com base na última revisão da Nota Técnica da Anvisa (de 08/09/2022) e nas decisões do Comitê de Gerenciamento de Crise do HU-UFGD, as principais recomendações são as seguintes:
- Utilização de máscara facial por todos os colaboradores, estudantes, pacientes, visitantes e acompanhantes enquanto estiverem no ambiente hospitalar, independentemente de estarem vacinados.
- Manter distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e aumentar essa distância quando possível, especialmente em ambientes internos.
- Realizar a etiqueta da tosse e promover a higiene das mãos regularmente, com água e sabonete líquido ou álcool em gel.
- Proibir a entrada de visitantes e acompanhantes que forem suspeitos/confirmados para Covid-19;
- Limitar a entrada de acompanhantes apenas para casos realmente necessários ou previstos em lei, mantendo a rotina habitual de troca de acompanhantes.
- Recomendar o uso de máscara durante toda permanência no ambiente hospitalar. Caso o visitante/acompanhante não disponha de máscara, poderá solicitar ou será oferecida máscara cirúrgica, que deve ser utilizada durante toda a permanência no hospital.
Nos casos de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19, deve ser utilizada máscara do tipo N95/PFF2 (pelo paciente/acompanhante e pelos profissionais da assistência). Nesses casos, também deve ser evitada a circulação desnecessária por outros ambientes do hospital, ficando a permanência do acompanhante e do paciente restrita ao quarto onde está internado. Ainda é recomendado que visitas e trocas de acompanhantes sejam restritas ao mínimo necessário (apenas uma troca de acompanhante e um visitante por dia).
DEZEMBRO LARANJA
Para os atendimentos ambulatoriais de Dermatologia, relacionados à Campanha Dezembro Laranja, de prevenção do câncer de pele, que acontecerão neste sábado (3) no HU-UFGD, a orientação é para que pacientes e acompanhantes compareçam de máscara e, ainda, que evitem vir se estiverem com sintomas gripais, suspeita ou confirmação de covid-19.
A campanha de atendimentos do Dezembro Laranja foi idealizada pela Liga Acadêmica de Dermatologia da UFGD, conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Município e tem também a intenção de reduzir a fila de espera por atendimento nessa especialidade.