A aeronave Robinson R66 Turbine prefixo PR ITT que caiu na manhã de ontem (20), em uma fazenda entre Ponta Porã e Dourados, carregado com 246 quilos de cocaína e que acabou matando o piloto Pedro Augusto Boim de 24 anos, e o acompanhante dele, Matheus Henrique dos Santos Venâncio de 20, já pertenceu ao espólio do ator Amacio Mazzaropi, um dos maiores nomes do cinema brasileiro.
Conforme o Ponta Porã News, no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o helicóptero aparece em nome de empresas da família que administra entre outras coisas, o Hotel e Museu Mazzaropi em Taubaté (SP).
O artista morreu em 13 de junho de 1981 aos 69 anos, e deixou como legado vários filmes e um grande acervo do começo da cinematurgia no Brasil. Entre seus personagens, o Jeca Tatu foi o mais marcante e representava o homem simples do interior.
Um dos administradores dos bens da família à reportagem que o helicóptero foi vendido há 90 dias e que a negociação foi intermediada pela HBR Aviação com sede em São Paulo e com oficinas e escritórios em Santa Catariana, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Goiás.
Nenhum representante da empresa foi encontrado para falar sobre assunto.
Os advogados dos administradores dos bens do artista devem emitir ainda hoje, segundo o Ponta Porã News, uma nota esclarecendo os fatos, mas já adiantou que não vai revelar para quem a aeronave foi vendida e que isso deve fazer parte da investigação policial.