A Guarda Municipal realizou uma blitz na Avenida Presidente Vargas, na saída para Itaporã, com o intuito de orientar a população sobre as medidas de biossegurança. A ação, que começou quinta (17), já fez a abordagem de mais de 400 veículos.
A comandante da Guarda Municipal, Liliane Grazielle Cespedes de Souza Nascimento, ressalta que durante a fiscalização a principal orientação tem sido a de cuidados, lembrando da importância das medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e do distanciamento social, além de reforçar o horário do toque de recolher, das 20h às 5h.
“Nós temos feito esse trabalho de orientar a população que circula pelas ruas do município. Nosso objetivo é que os cidadãos entendam a necessidade de manter as medidas sanitárias e aproveitamos para esclarecer sobre os horários de circulação determinados pelo decreto estadual”, detalhou.
As atividades comerciais foram retomadas, respeitando o limite de horário do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dentre as atividades essenciais permitidas, atendidas as condições especificadas no decreto, estão: igrejas, academias de ginástica, atividades educacionais privadas e a Feira Agroecológica do Parque dos Ipês. Os parques seguem fechados.
Os restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias, bares e conveniências, no que lhes for aplicável, deverão implantar espaçamento mínimo de 2 metros entre as mesas e máximo de quatro cadeiras em cada uma delas, à exceção de quando se tratar de membros de uma mesma família, comprovadamente.
Não está permitida a permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite. Está permitido o serviço de delivery de comida pronta para o consumo até às 23h, todos os dias. O delivery de bebidas alcoólicas fica proibido após às 20h.