Depois dos 236 milímetros de chuva que atingiu Ponta Porã entre a noite de quinta-feira (16), e a madrugada desta sexta (17), as equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Assistência Social já iniciam os trabalhos de limpeza nos pontos mais castigados, bem como o suporte necessário às famílias atingidas.
O excesso de água alagou casas, arrastou casas e até mesmo o asfalto em vários pontos do município.
A prefeitura informou há pouco que a rua México, na altura da ponte sobre o córrego São João Mirim, no bairro Estoril, a via está interditada e passa por avaliação técnicas e reparos.
Por meio da assessoria, o Município também informou que para solucionar esses problemas que sempre voltam depois das fortes chuva, são investidos implantação de redes de drenagem e já está chegando na Linha Internacional, onde é classificado pela prefeitura, como o ‘começo do problema’.
O secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, acompanhou os trabalhos de resgaste durante toda a madrugada e relatou ter ficado impressionado com a tempestade que atingiu a cidade.
“Nunca vi tanta água quanto desta vez, carro sendo arrastado, moto sendo arrastada, geladeira sendo arrastada”, Marcelino.
Em um vídeo enviado pelo secretário, aparece o momento em que os bombeiros fazem resgate de uma família, que ficou presa em casa. Em outro ele diz que moradores na rua Porto Alegre, não conseguiam sair de casa devido ao alagamento.
Vale lembrar que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta de mais temporal para Ponta Porã até às 10h.
Segundo o Climatempo, agora pela manhã o tempo fica nublado, à tarde tem abertura de sol com ‘pancadas’ de chuva, e à noite não chove. Para esta sexta pode chover 50 milímetros.