Força-tarefa formada pela GMD (Guarda Municipal de Dourados), Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), Polícia Militar e Bombeiros, vão intensificar a fiscalização neste fim de semana em Dourados para cumprir o atual decreto que prevê toque de recolher a partir das 20h, e atendimento ao público das 5h às 16h.
Outro objetivo da ação é evitar aglomerações em locais públicos como parques e praças da cidade.
De acordo com a assessoria do município, a intenção é evitar o ‘fecha tudo’, adotado em Campo Grande, depois da cidade ser classificada com a bandeira cinza do Prosseguir, que indica grau extremo de contágio pelo Novo Coronavírus. Dourados continuou na cor vermelha, ou seja, grau alto.
O procurador geral do Município, Paulo César Nunes da Silva, disse que as adequações foram pontuais. “Nossa única intenção é frear a disseminação do vírus e proteger as pessoas”, destacou.
Pontos de fiscalização
As fiscalizações serão intensificadas na região dos condomínios próximo à saída para Itaporã, onde habitualmente ocorrem aglomerações. Medidas de proibição de parada e estacionamento de veículos em torno dos residenciais e parques serão inseridas no local, como, pinturas e placas de regulamentação.
“Sabemos que as pessoas gostam da região para o lazer e se divertir, mas infelizmente os números da Covid-19 estão alarmantes. Não temos mais leitos disponíveis na cidade e a única alternativa é se proteger”, disse a comandante da Guarda Municipal, Liliane Graziele.
Além de vedar aglomeração de pessoas em qualquer recinto ou local, público ou privado, sob pena de infração ao art. 268, do Código Penal Brasileiro, e restrita concentração de pessoas em qualquer horário, a prefeitura inseriu no decreto mais um artigo que diz respeito ao fechamento de parques e proibição de aglomerações de pessoas também nas praças.
Os telefones para denúncias é o 199 e 153 na Guarda Municipal e o 190 na Polícia Militar.