Os casos do Novo Coronavírus estão crescendo significamente em Dourados e o Ligado Na Notícia recebeu nesta sexta-feira (27), a informação que pacientes contaminados estariam ficando na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já que praticamente não há leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A reportagem também foi informada que a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva chegou a 100%, taxa diferente da divulgada de manhã pela Secretaria Municipal de Saúde, que afirma ser de 96%.
Hoje, a prefeita Délia Razuk (sem partido) publicou um decreto alterando o toque de recolher para 22h às 5h, além da suspensão de atividades consideradas não essenciais pelo prazo de 14 dias. Na justifica, a publicação alega justamente o fato de preservar leitos clínicos e os profissionais de saúde, tendo em vista que num possível ‘colapso’, a falta de atendimento pode agravar ainda mais a crise sanitária da Covid-19.
“Há necessidade de adoção de medidas que visam garantir o afastamento social, evitar as aglomerações de pessoas, diminuir a taxa de infecção do novo Coronavírus e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, evitando o colapso total”.
O Ligado Na Notícia também foi informado que o contrato entre o Hospital Santa Rita e a prefeitura de Dourados chegou ao fim, e não há previsão de renovação.
Em contato com a direção do hospital, a reportagem foi informada que o ouvidor e assistente jurídico da unidade, Diego Morales não estava presente, e que só na segunda-feira estaria disponível.
O secretário municipal de Saúde, Jackson Farah Leiva também foi contatado, mas não respondeu a esses e outros questionamentos do Ligado Na Notícia.
Prosseguir
Ainda hoje, o Prosseguir classificou Dourados com bandeira vermelha, ou seja, grau alto de contágio pelo Novo Coronavírus.
Com isso, apenas atividades essenciais e não-essenciais de baixo risco devem funcionar.