A escola estadual Prof. Alício Araújo, no bairro Terra Roxa II, obteve destaque entre as instituições de Ensino Médio do município de Dourados no último IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 15 de setembro.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) estipula uma meta para cada modalidade que a unidade ensino oferece. Neste quesito, a escola Alício não só desponta em primeiro entre as escolas de Ensino Médio da cidade de Dourados, subindo 0.8 décimos da última avaliação (de 4,1 para 4,9), como foi a única a atingir a meta do IDEB/EM no Município, ultrapassando a projeção 4,5 planejada para 2021.
A maioria dos alunos aprovados em 2019 conseguiu entrar na faculdade, pois 60% ingressaram no ensino superior e grande parte utilizou a nota do ENEM, por meio do processo seletivo SISU, para ingressar na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
Uma novidade importante sobre a divulgação dos resultados do IDEB realizado em 2019, é quantidade mínima de alunos avaliados, pois a escola que não atingiu o mínimo de 80% dos alunos avaliados, não tem o resultado da prova divulgado. Em razão disso, a Escola Alício Araújo não teve o resultado na modalidade de Ensino fundamental, assim como várias outras escolas no município.
As avaliações externas como IDEB, Prova Brasil e ANA, são importantes para que as instituições de ensino reflitam sobre as práticas pedagógicas da escola e possam aprimorar o ensino e a aprendizagem. O gestor da escola, Marcos Falco de Lima, alerta que essa é uma tarefa de todos, de se apropriar dos dados dessas avaliações externas e utilizá-los como ponto de partida para uma melhoria nos resultados, é um trabalho em equipe. A escola carrega como lema ‘Educando para a vida’.
"Os alunos não podem ser vistos como números, mas como seres humanos que necessitam de um atendimento que os façam se sentir acolhidos e possam receber uma educação integral em todos os sentidos. Os números tendem a melhorar à medida que eles se sentem integrados nesse ambiente de atendimento humanizado. Nossa expectativa é que com a implantação do ensino Integral, Integrado ao Profissional será possível ampliar esse modelo de gestão e com certeza trazer melhores resultados", diz o diretor.
A escola Prof.º Alício Araújo, conta atualmente com 436 alunos e oferta três modalidades de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, o 9º ano do Ensino Fundamental Integral e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Integral Integrado a Educação Profissional.
As modalidades integrais ofertam formação pautada no protagonismo e autoria, enquanto que a proposta de preparação para a vida profissional é realizada através dos cursos Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1°ano do ensino médio, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para 3º ano do EM.
*Com Dourados Agora