A seca chegou mais cedo este ano no Mato Grosso do Sul e uma das maiores preocupações com este período são os incêndios em áreas urbanas e rurais, e que, especialmente no campo, podem atingir proporções que chegam a ficar fora de controle. Pensando nisso, a UFGD e o Corpo de Bombeiros de Dourados realizaram uma parceria dentro das estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais traçada pelo órgão.
Ontem (12), servidores e trabalhadores terceirizados da Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade estiveram em treinamento teórico e prático com o subtenente Edraudino Pereira Lucio, do CB de Dourados. De acordo com o subtenente, pela manhã foi ensinada a teoria do fogo em áreas de matas, florestas e vegetação em geral, explicando as características de fogo que cada vegetação pode proporcionar. Ainda na parte teórica, foram abordados conteúdos sobre primeiros socorros e material de combate a incêndio florestal. À tarde aconteceu a parte prática do curso, chamada de Manejo de Incêndio Florestal, com técnica de confecção de asseiros, para fazer prevenção à linha de fogo que possa estar vindo de encontro, e o combate de forma direta com as técnicas apropriadas, usando equipamentos como abafadores, sopradores e uso do caminhão de água disponível na Fazenda Experimental.
Na próxima semana a ação continua e servidores da Seção de Segurança do Trabalho da Universidade vão ministrar uma palestra aos trabalhadores terceirizados da Fazenda sobre os procedimentos de biossegurança contra a covid-19, apresentando o Manual de Biossegurança da Instituição. Ainda no dia 13, servidores da Unidade de Suporte a Urgências (USU) da UFGD vão ensinar procedimentos de primeiros socorros.