Valdeci Santana, Tânia Pires, e Catalino Aquino, enfermeiro, técnica de enfermagem e indígena, respectivamente, foram os três primeiros vacinados contra a Covid-19 em Dourados, na manhã desta terça-feira (19), no Posto de Saúde da Vila Índio.
A solenidade marcou o início da vacinação contra o Novo Coronavírus que hoje, fez o município atingir a triste marca de 200 óbitos.
Valdeci, tem 50 anos, e está entre os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, atuando na ala de Covid-19 da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no HU (Hospital Universitário).
Já Catalino, foi o segundo a ser imunizado, e o primeiro índio a tomar o imunizante. Ele reside na Aldeia Jaguapiru, e de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, os indígenas fazem parte do grupo prioritário nesta primeira fase da campanha.
Os três tomarão a segunda dose daqui 28 dias, e a vacina deverá ser do mesmo lote.
Como noticiado anteriormente pelo Ligado Na Notícia, chegaram hoje ao município, 29 mil doses da Coronavac. A previsão é que sejam aplicadas 14 mil doses, tendo como grupo prioritário os indígenas, assim como idosos e trabalhadores da Saúde.
A vacina está armazenada seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde, no Núcleo de Imunização, no Jardim Água Boa.
O prefeito Alan Guedes, o vice, drº Guto, acompanhado de outras autoridades como vereadores, secretários municipal e estadual de Saúde acompanharam a vacinação às três pessoas.