O relatório faz parte do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), e é referente à 36º semana epidemiológica
Divulgado pelo Governo do Estado o quinto mapa que mostra como está o nível de contágio da Covid-19 nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, e Dourados foi classificado como ‘grau médio’, recebendo assim, a cor laranja.
O relatório faz parte do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), e é referente à 36º semana epidemiológica.
Conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul totaliza 6.229 infectados pela Covid-19, desse total, 5.155 estão recuperados, 972 cumprem isolamento domiciliar, 36 seguem internados – 16 em enfermarias e 20 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Óbitos por causa da doença contabilizam 84.
Essa nova atualização revela ainda que 35 municípios mantiveram seu grau de risco, 22 melhoraram e 22 pioraram, evidenciando que agir sobre as recomendações continua sendo essencial para se controlar a pandemia, conforme explicou o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
“Temos que ter consciência, saber que o problema não passou e que estamos em um momento de alto risco com apenas seis municípios na faixa tolerável (amarela) e nenhum na faixa de risco baixa (verde). Trata-se de um esforço permanente, mas, trabalhando juntos, temos mais forças para vencer”, enfatizou.
Pela classificação do Prosseguir, em Dourados, apenas serviços essenciais e não essenciais, de baixo e médio risco são orientados a funcionarem.
Já os municípios que regrediram na faixa de risco foram Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Douradina, Figueirão, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Terenos e Três Lagoas.