A população procurou o Procon após constatar que a conta de energia estava com o valor muito acima da média.
Moradora mostra conta de luz no valor de R$ 6 mil - Foto: reprodução/Grupo de Reclamações de Dourados
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados registrou, entre os dias 7 e 24 de janeiro, 106 reclamações contra a Energisa, referentes ao aumento nas contas de luz dos consumidores da cidade. O número pode ser ainda maior, já que o último balanço do Procon foi realizado na última quarta-feira. As informações foram repassadas pelo órgão na manhã desta segunda-feira (28).
A população procurou o Procon após constatar que a conta de energia estava com o valor muito acima da média. Alguns moradores, que fizeram as reclamações, falaram que a resposta da Energisa não justifica o aumento, já que muitas pessoas sequer, têm ar-condicionado em casa e nem filhos, e a rotina segue normal dos meses anteriores.
Esse questionamento dos consumidores vem após o coordenador comercial da concessionária de Dourados, Jonas Ortiz Rudis, justificar a cobrança excessiva pelas altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul, principalmente no último mês de dezembro, que causaram elevação do consumo de energia dos clientes. Além disso, outro argumento é porque as crianças estão em período de férias escolares, o que, naturalmente, de acordo com ele, provoca aumento de consumo.
Para realizar a denúncia é preciso que o consumidor procure o Procon com os últimos três comprovantes de residência, mais a conta de luz que está alterada e, se possível, tirar foto do medidor de energia e levar a imagem impressa. Além disso, o morador deve levar junto os documentos pessoais. Caso a unidade consumidora estiver no nome de outra pessoa é preciso ir até o Procon e solicitar uma autorização para que o responsável assine.
Protesto
No último dia 21, dezenas de douradenses fizeram protesto em frente à Energisa, empresa que atente 94 dos 97 municípios sul-mato-grossenses, querendo respostas sobre o valor alto nas contas de luz.
Contas parceladas
A Energisa anunciou no dia 22 de janeiro que os consumidores que tiveram aumento 'muito acima da média' nas contas de energia poderão parcelar a fatura em até quatro vezes. De acordo com a empresa, as negociações já podem ser feitas em qualquer agência de atendimento da empresa, desde a última quinta-feira, dia 24.
A medida foi decidida durante reunião entre a Energisa e o Procon-MS, que havia notificado a empresa, por causa das constantes reclamações do aumento na conta de energia dos moradores.
Inmetro vai verificar medidores de energia elétrica
Após as constantes reclamações sobre o aumento na conta de energia dos moradores de Mato Grosso do Sul, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informou que vai analisar os relógios medidores de energia elétrica de imóveis onde houve diferenças exorbitantes nos valores da conta de luz. Os casos devem ser tratados individualmente.
Essa decisão foi informada no último dia 23, durante reunião entre o Ministério Público, a Defensoria Pública, Procon, Inmetro e a Polícia Federal.