Ontem (7), o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), recebeu um pedido de para que os jornalistas sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Na semana passada, o Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados), já havia emitido nota sobre o assunto.
Nessa quarta-feira, durante live de apresentação do boletim do Novo Coronavírus, o governo do Estado definiu os serviços relacionados à imprensa como essenciais.
O documento, assinado pelo prefeito, será encaminhado ao Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus – COVID-19, para análise de como o serviço poderá ser adotado no município.
“Nós recebemos a demanda e aguardamos a SES [Secretaria de Estado de Saúde] que tenha algum direcionamento em relação ao esquema de vacinação, como ocorreu com os agentes de saúde, em que doses foram encaminhadas para imunização da categoria. No entanto, encaminharemos o documento também ao Comitê, para estudar estratégias que podem ser colocadas em prática em Dourados”, destaca o prefeito Alan Guedes.
O Brasil é o segundo país latino-americano com mais mortes entre jornalistas durante a pandemia do Novo Coronavírus. Quem lidera esse triste ranking é o Peru. De acordo com a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), 113 profissionais morrem. Mato Grosso do Sul registrou 10 óbitos.