Uma das avenidas mais perigosas no trânsito de Dourados, a Coronel Ponciano, que será duplicada pelo Governo do Estado nos próximos meses, deverá reduzir em 50% o número de acidentes. A estimativa é da diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran), Mariana Neto, responsável pela elaboração do projeto.
Localizada em área de grande fluxo, já que tem mais de 30 acessos a bairros populosos, além de ligar a BR 163 e serviços públicos como a UPA, Prefeitura de Dourados, Detran e Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Coronel Ponciano registrou mais de 500 acidentes nos últimos 10 anos, segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros de Dourados. A maioria deles (352) foram colisões, seguido de queda de moto (90).
O tenente-coronel Humberto Jose Sepa de Matos Filho, comandante do Corpo de Bombeiros de Dourados explica que a duplicação da avenida é de fundamental importância, tendo em vista que além do grande fluxo de veículos, o trânsito no local não está ordenado.
“A obra trará a fluidez e principalmente a segurança a todos aqueles que passarão pela avenida. Pelos números da estatística podemos observar uma grande quantidade de acidentes, que após a duplicação serão reduzidos. Além disso, as eventuais ocorrências que poderão acontecer após a obra tendem a ser de pequena monta, ou seja, trazendo mais danos materiais do que físicos ou riscos de mortes”, ressalta, observando que a medida se faz necessária tendo em vista que a avenida faz conexão às principais rodovias que cortam o município, como a BR 463, MS 156 (ligando ao Distrito Industrial) a MS 379, além de ser acesso ao Hospital Regional que em breve será entregue pelo Governo do Estado.
Para o prefeito de Dourados, Alan Guedes, a duplicação vai garantir mais segurança no trânsito. “A Coronel Ponciano liga bairros muito populosos de Dourados e tem mais de 30 acessos. Que possamos não perder mais ninguém por acidentes de trânsito nessa localidade”, avalia.
O professor universitário Wilson Brum comemorou o anúncio da duplicação da avenida feito pelo governador Reinaldo Azambuja. “Nos últimos anos, com a concentração de novas empresas e serviços publicos como a UPA, além de novos bairros que foram crescendo como o Guaicurus, Dioclécio Artuzi e tantos outros, houve um aumento significativo no fluxo de veículos e hoje é praticamente impossível atravessar a avenida com menos de 25 minutos de espera em horários de pico. A duplicação é mais do que urgente e o Governo do Estado mais uma vez se mostra sensível as necessidades de Dourados”, reforça.
O professor Walter Hora destacou a valorização da região com a duplicação. “Vejo que essa obra vai preservar a vida de muitas pessoas que poderão trafegar com segurança. Além disso, vai valorizar muito esta região da cidade que é a que mais cresceu nos últimos anos e que merecia este olhar atento do poder público”, observa.
O subsecretário estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando de Souza, enfatizou a importância da obra. “Nós temos dezenas de famílias que moram em acampamentos nas proximidades da avenida, e que passam diariamente por ela principalmente de bicicleta ou a carroça para trabalhar ou para acessar algum serviço de educação, assistência social e saúde, por exemplo. Com a duplicação a preocupação diminui em relação a atropelamentos, por exemplo, que tiram a vida de muitos pais de família indígena”, acrescenta.
O projeto
Na última segnda-feira o governador Reinaldo Azambuja esteve em Dourados para autorizar a abertura do processo de licitação. Na ocasião, reforcou a importância da parceria com os 79 municípios. “Fui parceiro do Murilo, da Délia e agora do prefeito Alan Guedes para todos os projetos que levem mais qualidade de vida para as pessoas. Dourados pode continuar contando comigo seja em qual função pública estiver”, ressaltou.
O secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel também enfatizou a presença do Estado em Dourados. “A Coronel Ponciano foi uma unanimidade quando a gente veio discutir o Governo Presente, programa que o governador Reinaldo Azambuja instituiu como uma das diretrizes de seu governo, pensando e entendendo que o Mato Grosso do Sul só cresce se os municípios crescerem junto”, reforçou o secretário.
Riedel também reforçou o papel do Estado junto aos municípios. “Quem define o que é prioridade são os municípios por meio do prefeito, vereadores e lideranças. Eles conhecem a realidade local e as principais necessidades. Foi isso o que aconteceu em Dourados. Ouvimos as necessidades locais e as incluímos no Governo Presente. A Prefeitura fez um projeto moderno e arrojado, com investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões. Nos cabe agora finalizar o processo de licitação e posteriormente, se não houver entraves jurídicos, dar início as obras”.
Trechos a serem duplicados
A duplicação da via será da BR-163 até a rua Palmeiras, imediações do cemitério Municipal, trecho de aproximadamente 2,7 km. Da rua Palmeiras até a avenida Marcelino Pires, percurso de 1,5km, será feita revitalização, pois não há espaço para duas pistas.