A prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), zerou a lista de espera da Educação Infantil, para crianças com até cinco anos. São 6.068 vagas próprias e mais 3.003 vagas através das escolas conveniadas.
“Zerar a fila da Educação Infantil significa que realizamos um trabalho bem planejado. A educação é uma das nossas prioridades e por mais que neste momento não haja aula presencial é nossa obrigação trabalhar para que a Reme [Rede Municipal de ensino] esteja preparada”, declarou Alan Guedes.
São 38 Ceims (Centro Educação Infantil Municipal) com 5.494 vagas ocupas e 512 disponíveis, e dez unidades de educação conveniadas que ainda contam com 987 vagas, caso a Reme ultrapasse seu limite.
“É um momento atípico por conta da pandemia da covid-19, mas, mesmo com todas dificuldades encontradas, e com muito trabalho, conseguimos manter contato com as famílias e oferecer apoio pedagógico. Começamos a gestão atendendo uma demanda importantíssima da nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.
As vagas destinas às crianças de 0 a 5 anos são ofertadas preferencialmente perto de casa, porém o sistema pode direcionar os pais e responsáveis para matrículas em outras unidades dependendo da demanda.
“A primeira tentativa é para perto da residência, mas os pais preenchem o sistema com três opções. Então, a designação depende da própria escolha dos responsáveis”, reforça a secretária.