A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgou novo balanço dos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no Estado, com dados atualizados até ontem (3). No total, são monitorados 14 casos suspeitos em MS, sendo três em Dourados, um em Ponta Porã e dez em Campo Grande.
Duas das pessoas suspeitas que moram em Dourados estavam na Itália. A outra não saiu do país, porém, pode ter pegado a doença através de contato.
Em Ponta Porã, a vítima viajou para Tailândia com escala China e Alemanha. Das dez vítima de Campo Grande, oito estavam na Itália, uma na Coreia do Sul e uma na Alemanha
Segundo a Secretaria, desde o dia 25 de janeiro foram registradas 21 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Sete casos foram desconsiderados para Covid-19. Ao todo, quatro foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, e três foram descartados por serem diagnosticados com influenza A.
Atualmente, dos 14 casos em investigação, cinco estão no Laboratório Lacen em Campo Grande para a realização de exames preliminares para Influenza e mais oito tipos de vírus respiratórios. Nove já passaram pelo exame de triagem e foram enviados para Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios, incluindo o novo coronavírus (2019-nCOV).