Na sexta-feira (7), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, esteve com o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e o secretário municipal de Agricultura Familiar, Ademar Zanatta, para tratar da expansão da cadeia produtiva de peixe no município.
O Governo do Estado doou 11 equipamentos para Dourados, que irão continuar auxiliando no setor de piscicultura do município. Até então, os materiais estavam cedidos para a administração municipal.
Estão sendo doados os seguintes equipamentos: dois veículos utilitários Pick Up Strada, um caminhão Ford Cargo com carroceria, cinco caixas para transporte de alevinos e dois notebooks.
A prefeitura aderiu ainda ao Propeixe (Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe), lançado pela Semagro em 2020. Entre os objetivos do programa, está a simplificação de normas e procedimentos além da adequação da carga tributária sobre o produto visando maior competitividade. O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para os produtores, nos moldes do Precoce MS e Leitão Vida.
“Nós já conversamos com a equipe da Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural] e vamos atuar junto com os piscicultores para ampliar a produção”, pontuou Zanatta.
Verruck destacou que no âmbito do Propeixe está a reativação de tanques de piscicultura desativados, como uma das ações para ampliar a cadeia produtiva. “Dourados é um dos municípios que tem capacidade para ampliar a produção de peixes e a partir dos equipamentos e adesão ao programa, tenho certeza que teremos bons resultados nos próximos anos”.