A Diretoria da 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã vem prestar contas à advocacia e à sociedade do trabalho realizado nesses primeiros 30 dias da nova gestão. Em apenas 16 dias úteis do mês de janeiro importantes trabalhos foram realizados. O presidente Ewerton Brito, a vice Fabiana Corrêa, a Secretária-Geral Gilvane Bezerra, o Secretário-Adjunto Virgilio Bertelli e a Tesoureira Luciana Ramires compõem a nova diretoria.
A Diretoria cumpre expediente todos os dias na sede da OAB em Dourados para receber advogados, advogadas e sociedade em geral. Em janeiro, foram realizados 60 atendimentos de gabinete e 10 reuniões institucionais com órgãos municipais e estaduais, na defesa dos interesses da classe. Nos primeiros dias de gestão já foram empossados 30 novos presidentes das comissões temáticas, que estão empenhados no desenvolvimento de ações institucionais e sociais.
Uma das principais ações foi a 'Caravana das Prerrogativas', realizada no dia 25 de janeiro. Foi dada a voz à advocacia douradense e itaporanense para que apresentassem demandas relacionadas à violação de prerrogativas. Reclames acerca de atendimentos, morosidade, definição das competências para o julgamento dos processos, dentre outras reivindicações foram coletadas pela caravana, que esteve na Delegacia Regional, no Fórum da Justiça Estadual e na Justiça Federal levando as reivindicações da classe.
Outra importante conquista foi em relação às mudanças das regras para visitas de advogados na PED. As Comissões de Direitos Humanos e de Prerrogativas solicitaram à direção da Penitenciária a reanálise das regras, pedindo o retorno dos atendimentos dos advogados à sua normalidade, sem limitação quanto ao número de internos a serem atendidos. Até então estava permitido o atendimento de dois presos por advogado, sendo permitido ainda a entrada de dois advogados por vez. O pedido da OAB foi acatado e os atendimentos voltaram à normalidade.
Foi criado também o projeto 'OAB RH', idealizado durante a campanha da nova diretoria. Trata-se de um projeto que visa auxiliar na inserção de jovens advogados e bacharéis em Direito que queiram estagiar ou trabalhar em escritórios de advocacia. Será criado um banco de dados, onde serão disponibilizados os currículos cadastrados. No dia 12 de janeiro, a Diretoria recebeu os dois primeiros currículos para implantação do projeto.
Outra conquista foi a viabilização de uma sala para a advocacia realizar atendimentos no Procon. Durante uma visita do Procurador-geral do Município, Paulo César Nunes, do procurador do município lotado no Procon, Lenilson Almeida da Silva, e do Assessor do Procon, Fernando Guimarães, no dia 11 de janeiro, foi possível viabilizar uma sala para uso da OAB, onde será organizado um sistema de plantão, garantindo oportunidade de atuação à classe.
A Diretoria está empenhada no cumprimento das missões institucionais da OAB, tendo como objetivo e referência, sempre, a valorização da advocacia, defesa intransigente das prerrogativas e o protagonismo da Ordem na sociedade. "Os trabalhos continuam, vamos continuar mostrando nosso comprometimento com a classe lutando sempre por valorização, respeito e dignidade dos advogados e advogadas de Dourados e Itaporã", frisou o presidente Ewerton Brito.