Novo decreto publicado pela prefeitura de Dourados atualiza as regras para a realização de funerais. As restrições continuam apenas para vítimas fatais da Covid-19, e que os sintomas sejam datados a um período igual ou menor a 20 dias do falecimento.
Conforme consta no decreto, a recomendação é que o corpo saia do local do falecimento direto para o sepultamento – em casos de mortes pelo Coronavírus.
Óbitos por outras doenças ou até mesmo pela Covid-19, mas em que os sintomas sejam superiores a 20 dias, fica permitido o velório. Neste caso, é obrigatória uma declaração assinada pelo médico que emite a DO (Declaração de Óbito) e anexada nas vias branca e rosa.
Outra orientação é que crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, não participem dos funerais. Além disso, o uso de máscara, álcool em gel e até mesmo o distanciamento social, continuam indispensáveis.
O decreto proíbe servir alimentos e/ou refeições; é obrigatória a disponibilização de água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos.