Acontece até às 17h desta terça-feira (1), na praça Antônio João, em Dourados, a campanha ‘Fique Sabendo’ com testes de Aids/HIV. A ação é desenvolvida pela prefeitura por meio do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Aurenita Barbosa, a pessoa que desejar fazer o teste, pode se aproximar, e aguardar na fila, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19.
“O resultado fica pronto em 40 minutos e a pessoa pode retornar para pegar o resultado. Caso dê positivo para o vírus HIV, imediatamente essa pessoa será acolhida e encaminhada ao Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids para darmos início ao tratamento.”, explica Aurenita.
Durante todo o dia, testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis também serão realizados. Para isso, o Programa contará com o apoio do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Também será feita a distribuição de materiais educativos, preservativos masculino/feminino e gel lubrificante.
Aurenita também contou que de janeiro até 1 de dezembro, Dourados registrou 88 diagnósticos positivos para o HIV/Aids, número ‘pequeno’ se comparado com os dados de 2019, quando foram 121 casos.
Sobre
Em Dourados, a campanha ‘Fique Sabendo’ faz parte de um contexto de planejamento efetuado pelo Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que diante do constante avanço da contaminação por HIV que vem sendo registrado entre a população existe a necessidade de intensificar ações de prevenção e conscientização à transmissão do vírus HIV.
A coordenação do Programa destaca que embora relacionados, HIV e Aids não são sinônimos. Não há cura para o vírus, mas o tratamento pode evitar que o paciente chegue ao estágio mais avançado de presença do vírus no organismo.