A prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), ampliou mais uma vez o público-alvo a ser imunizado contra a Covid-19. Entre as mudanças está a inclusão de tutores de pessoas com deficiências permanentes de até 15 anos no grupo prioritário, a diminuição de idade para os grupos dos trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros e trabalhadores da limpeza urbana, além do início da vacinação dos caminhoneiros.
O novo calendário vale a partir desta quinta-feira (10), é obrigatória a apresentação de documento com foto, CPF, cartão do SUS (se tiver) e comprovante de residência. Para Dose 2 também é necessário apresentar o comprovante da D1. Para as pessoas com comorbidades, é preciso levar comprovante das doenças. Confira quem pode se vacinar:
– Pessoas com 51 anos ou mais
– Pessoas com comorbidades graves com 18 anos ou mais
Doenças imunossupressoras
Transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos
Pneumopatias crônicas graves
Portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos
operatórios
Doença cérebro vascular
Cirrose hepática
Diabetes
Hipertensão Arterial
Lembrando que a comprovação de comorbidade é obrigatória. É preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência para a Dose 1. Já para a Dose 2, é necessária a apresentação do cartão de vacinação com o comprovante da Dose 1 e o documento com foto.
– Pessoas com 18 anos que apresentem os seguintes quadros:
Síndrome de Down;
Anemia falciforme;
Coagulopatias hereditárias;
Pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade;
Incapacidade de ouvir;
Incapacidade de enxergar;
Deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais;
Obesidade mórbida, I.M.C ≥ 40;
Oncológicos com doença ativa em tratamento;
Renal crônico2;
PHIV (Pessoas vivendo com HIV);
A comprovação de comorbidade é obrigatória. É preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência para a Dose 1. Já para a Dose 2, é necessária a apresentação do cartão de vacinação com o comprovante da Dose 1 e o documento com foto.
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros com 18 anos ou mais
Cobradores e motoristas;
É obrigatório apresentação de vínculo empregatício (holerite atualizado) impresso e documento com foto.
– Trabalhadores de limpeza urbana com 18 anos ou mais
Serviços gerais e operadores de roçadeiras;
É obrigatório apresentação de vínculo empregatício (holerite atualizado) impresso e documento com foto.
Locais:
Altos Do Indaiá
CSU
Ildefonso Pedroso
IV Plano
Izidro Pedroso
Ouro Verde
Parque Das Nações I
Vila Rosa
Unidades dos Distritos
Horário de atendimento
7h às 11h e 13h às 17h
Trabalhadores da Educação com 40 anos ou mais
Ensino fundamental, médio, profissionalizante, EJA e superior;
A apresentação de vínculo empregatício (holerite atualizado) impresso e documento com foto é obrigatório;
Os profissionais da educação que atuam na Educação Infantil e do 1º ao 9º ano seguirão um calendário a parte, organizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).
Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais
A apresentação de vínculo empregatício (holerite atualizado), carteira profissional e documento com foto é obrigatória;
Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros). Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.
Local
Centro de Convivência do Idoso
Horário
07h às 11h, das 13h às 17h.
Gestantes, puérperas com 18 anos ou mais (com comorbidades)
As gestantes com comorbidades (qualquer idade gestacional) precisam levar o cartão gestacional e uma autorização médica para tomar a vacina.
As puérperas com comorbidades (até 45 dias de pós-parto) precisam levar a certidão de nascimento da criança e uma autorização médica para tomar a vacina.
Lactantes com 30 anos ou mais (Vacinação paralisada)
As lactantes com 30 anos ou mais e filhos de até dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) precisam apresentar a autorização médica ou certidão de nascimento da criança.
Todas precisam levar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Tutores ou genitores de pessoas com deficiência permanente
Nesta primeira etapa serão vacinados genitores e/ou tutores de indivíduos com deficiência permanente até 15 anos, que apresentem a certidão de nascimento, concessão de tutela, laudo médico e documento com foto.
Locais
Vila Rosa
C.S.U
Parque do Lago II
Parque das Nações I
Atendimento a partir das 13h.
Caminhoneiros
O primeiro dia, quinta-feira (10), será direcionado para os caminhoneiros com 40 anos ou mais, que tenham holerite ou cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categorias C, D ou E.
A imunização está aberta na sexta-feira, dia 11, para os caminhoneiros com 30 anos ou mais, que apresentem o holerite ou o cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que tenham a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categorias C, D ou E.
Já no sábado, dia 12, poderão vacinar os caminhoneiros com 21 anos ou mais. Também é preciso comprovação por meio do holerite ou cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categorias C,D ou E. Para vacinar é preciso apresentar também um documento com foto.