A Agricultura Familiar de Dourados é um dos destaques do II Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania de MS – Campão Cultural, que acontece de 8 a 15 de outubro, em Campo Grande. O representante no setor da segunda maior cidade do estado é a Dioli Alimentos, empresa local famosa pela produção da farofa artesanal, entre outros produtos que utilizam matéria-prima das plantações de pequenos agricultores da região. O evento é um grande agregador de pessoas, expressões culturais e artísticas, além de ser considerado uma vitrine para os pequenos negócios.
A empresa nasceu da vontade do casal de feirantes Andrea e Ivo de ter um produto de fabricação própria. Para a criação da farofa, eles utilizaram um item proveniente de produtores da região, a farinha de biju. Deu certo. “Foi um período de seis meses desenvolvendo a receita e hoje nós vivemos exclusivamente da Dioli”, comenta a proprietária.
A Dioli Alimentos é um exemplo de como o incentivo à formalização promovido pela Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária) faz com que as micro e pequenas empresas ligadas ao setor alavanquem os negócios. “O sonho começou há cinco anos por meio da Feira Central de Dourados. A formalização veio em 2021 com o apoio da Secretaria. Agora, estamos participado do Campão Cultural com o objetivo de atingir novos públicos”, explica, Andrea Palmiro Palhavam.
A Semafes desenvolve projetos estratégicos de desenvolvimento local e apoia o desenvolvimento dos setores produtivos nas áreas da indústria, do comércio, do agronegócio, dos serviços e do turismo. Para o chefe da pasta, Ademar Roque Zanatta, a participação dos empreendedores douradenses no festival é o reflexo do trabalho realizado. “É uma alegria ver a formalização da indústria que a gente propõe atingir níveis de excelência como foi nesse caso. Eles inclusive fazem parte de um programa em que a gente cede as dependências da Secretaria para o desenvolvimento dos negócios ligados ao setor. É a expansão da nossa agricultura familiar, agroindústria, extrapolando os limites do município. Que sirvam de exemplo, pois estão caminhando a passos largos e levando o nome e produtos de Dourados para lugares cada vez maiores”.
De acordo com a empresária, recebendo apoio da Prefeitura de Dourados, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e outras entidades, a tendência é crescer ainda mais. “A gente está lançando uma linha de produtos voltados para a cesta básica, que é um foco que a gente identificou e também tem a linha de temperos, que estamos desenvolvendo”, complementa.
Campão Cultural
O II Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania de MS – Campão Cultural acontece de 8 a 15 de outubro, em Campo Grande.