A Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza neste mês a campanha anual de prevenção às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em alusão ao carnaval 2021.
As atividades da Campanha serão realizadas na manhã de sexta-feira (12), a partir das 8h, com blitz educativa e informativa no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), saída para Campo Grande, onde serão distribuídos cerca de 1000 kits contendo panfletos informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. A equipe também realizará orientações e esclarecimentos sobre as IST’s e AIDS aos condutores de veículos leves e pesados que trafegam nesse quilômetro.
O segundo momento da campanha será realizado no mesmo dia, durante a tarde, das 13h às 17h, com testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. “Não é necessário jejum e é preciso trazer documentos pessoais com foto e cartão SUS, caso tenha. O telefone para contato é o (67) 3423-9150”, explica a coordenadora do programa, Aurenita Barbosa.
A campanha dá continuidade ao plano de abordagem adotado pelo Ministério da Saúde, Prevenção Combinada, lançado durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro de 2017, e visa fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.
A intenção é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidado, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já convivem com diagnóstico.
A coordenadora lembra ainda que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem. “Mesmo não havendo carnaval por conta da pandemia da Covid-19, é importante realizar esta campanha através da educação continuada para sensibilizar a população de uma forma geral”, informa.
O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma equipe multidisciplinar preparada para o tratamento em caso de diagnóstico positivo, situada na rua dos Missionários, nº 420, com horário de atendimento das 7h às 13h.