O bispo diocesano de Dourados, dom Henrique Aparecido de Lima, encaminhou aos padres orientação quanto às celebrações da semana santa, com início no próximo domingo (28), com o chamado ‘Domingo de Ramos’.
Num decreto anterior, o líder religioso já pedia para que a procissão fosse suspensa. Agora, diante do novo decreto estadual, que prevê toque de recolher das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 16h às 5h, aos sábados e domingos, as celebrações devem terminar, pelo menos, 30 minutos antes.
Documento no qual a reportagem teve acesso, determina que a celebração do Sábado Santo, seja realizado conforme cada padre achar melhor, podendo ser no período da manhã ou no início da tarde.
“Quanto as outras celebrações, quinta-feira Santa e sexta-feira Santa, e de modo especial a da quinta-feira Santa, celebrem mais cedo para terminar uns 30 minutos antes do Toque de Recolher. Quanto as missas de sábado e domingo, 27 e 28 de março e 04 de abril de 2021 que estão dentro do horário do Toque de Recolher, das 16h ás 5h, sejam antecipadas, terminando 30 minutos antes. Ou suspensas, tendo outras missas pela manhã, no caso dos domingos”, menciona trecho da orientação.
As secretarias paroquiais podem funcionar, desde que “os serviços sejam realizados com muita descrição. Sem caráter de movimentação”.