Durante o período de campanha eleitoral o que não faltou foram tretas nos grupos de Whatsapp e perfis no Facebook. A guerra pelo voto às vezes termina até em amizades desfeitas, mas no caso do grupo Estado Notícias, administrado pelo jornalista douradense João Pires, o resultado foi a união pela solidariedade.
Uma aposta organizada entre amigos para “chutar” qual dos sete candidatos à Prefeitura de Dourados seria eleito, terminou com mais de meia tonelada de alimentos arrecadados para doação.
Tudo começou quando um dos 239 participantes do grupo, o advogado e jornalista Marcos Santos, convidou os integrantes a apostarem 400 garrafas de cerveja Heineken. Ele estava confiante na eleição do deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), colocado nas pesquisas com larga vantagem sobre o principal adversário, Alan Guedes (PP).
A brincadeira logo aqueceu a discussão dos bolões eleitorais, momento em que o candidato à Prefeitura Racib Harb (Republicanos) sugeriu que ao invés da cerveja, os membros se mobilizassem em arrecadar alimentos.
Imediatamente uma lista com vários nomes foi sendo construída. E a solidariedade foi tamanha, que um mesmo apostador chegava a “jogar as fichas” em mais de um candidato.
Ao todo 28 pessoas doaram mantimentos. O compromisso era o seguinte: quem perder a aposta doa 10 kg de alimento não perecível por candidato apostado. E o resultado surpreendeu: 532 quilos de comida abasteceram o final de ano de pelo menos 60 famílias.
Os beneficiados são moradores da reserva indígena de Dourados, cadastrados no projeto Mitã Tape Porã (Criança no Bom Caminho), da Igreja Presbiteriana Independente.
Segundo João Pires, administrador do grupo Estado Notícias, foi gratificante ver as diferenças político-partidárias se transformando em solidariedade e união. “O pessoal quis doar independente de ganhar a aposta, e acabou que a ação tomou uma proporção maior do que imaginava. Fica então o incentivo e sugestão para os demais grupos de interação de notícias de Dourados para que façam o mesmo. Com o natal chegando, além de outras datas, é importante a mobilização pelo próximo. Dá um pouquinho de trabalho, mas é gratificante ver a alegria no rosto de quem é beneficiado”, conta.
O jornalista e advogado Marcos Santos, que deu o pontapé inicial na brincadeira, afirma cultivar “sentimento de satisfação em ver que o ser humano ainda tem alma, tem sentimento, tem solidariedade”. Ele é um dos mais atuantes nos debates promovidos no grupo.
Entre os doadores, o radialista e jornalista policial Sidnei Bronka foi o que mais contribuiu. Ele sozinho foi responsável por oferecer 100 kg de alimentos na brincadeira solidária. Ao blog ele comemorou a oportunidade de participar e também o envolvimento de outras pessoas.
“Quando surgiu a aposta lá atrás eu não me posicionei, mas logo que acabou a campanha eu procurei o João no privado e me dispus com a ação. Não costumo expor minhas contribuições solidárias, mas Deus tem me abençoado e ajudar outras pessoas é um privilégio. Torço para que as pessoas façam isso cada vez mais, que elas se mobilizem de coração, não somente por uma aposta. Fico muito feliz de saber que famílias estarão, pelo menos nas próximas semanas, com mantimento na mesa”, afirmou.
OS ELEITOS
Na noite de domingo (15/11), foi dada à vitória das urnas aos candidatos Alan Guedes e seu vice Dr. Guto. Ambos cravaram 33,09% dos votos válidos, correspondente à confiança de 34.242 eleitores. Em Pauta tentou contato com ambos nesta manhã para que comentassem o movimento solidário, mas nenhuma das ligações foram atendidas.
Alan e Guto também participaram da ação contribuindo com 30 kg de alimentos cada um. No final das contas, quem saiu vencedor na aposta foram as famílias beneficiadas.
O Grupo Estado Notícias foi fundado em maio de 2018. Ele reúne jornalistas, profissionais liberais, autoridades políticas e cidadãos engajados com o debate público.
O farmacêutico Racib Harb, peça-chave para tornar a brincadeira num ato social, celebrou o envolvimento dos amigos do grupo Estado Notícias. “Mesmo em campanha a gente tem que ter o coração disponível para se unir por um bem maior. Fico feliz ao ver que deixamos as diferenças de lado para se importar com a vida alheia. Isso é ser humano”, comentou.
Vinicius Araújo