As aldeias de Dourados – Bororó e Jaguapiru – enfrentam um surto de Covid-19, iniciado com alunos que testaram positivo no fim do mês passado, como mostrado pelo Ligado Na Notícia.
São, pelo menos, 80 casos confirmados do Novo Coronavírus e na quarta-feira (3), um indígena morreu vítima da doença. Ele estava internado na cidade, porém precisou ser transferido para o Hospital Regional de Ponta Porã e não resistiu.
A situação preocupa autoridades locais e lideranças das aldeias que ficam, praticamente dentro da área urbana do município.
Na quarta-feira (3), o procurador do MPF (Ministério Público Federal) em Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida, encaminhou um áudio às lideranças, solicitando intervenção da vigilância sanitária para evitar o crescimento dos casos.
“Em relação aos encaminhamentos há uma série de questões que têm que ser alteradas no Dsei. Por exemplo, a questão da testagem. Uma disponibilização maior de pessoas nos postos para realização de testagem. Igualmente uma intervenção da Vigilância Sanitária Municipal, há uma resistência infelizmente [...] é algo extremamente complicado, todos sabem que nós tivemos que judicializar a questão do Samu para que houvesse atendimento. No caso da Vigilância Sanitária me parece que uma medida nesse sentido também terá que ser tomada. Vamos aguardar até amanhã [hoje]”, explicou.
Inclusive, está marcado para esta sexta-feira, uma nova reunião do comitê emergencial para estabelecer novas medidas com objetivo de conter o surto da doença.
A reportagem procurou o Dsei (Distrito Sanitário Indígena), solicitando dados da vacinação da população indígena, porém até o fechamento desta reportagem, ninguém respondeu.