Dourados participa do programa em parceria com o Sebrae/MS, que engloba 12 municípios; Foto: Assecom
O prefeito Alan Guedes participou da apresentação da Agenda de Desenvolvimento do Programa Líder Sul MS – Liderança Para o Desenvolvimento Regional, um iniciativa do Sebrae, que aconteceu na quinta-feira (31), no Teatro Municipal de Dourados. As lideranças dos 12 municípios participantes do programa, dentre eles, Dourados, apresentaram um documento elaborado de forma colaborativa, que contém estratégias para três áreas prioritárias: Agronegócios, Inovação, Empreendedorismo e Negócios e Turismo.
“O programa é uma iniciativa muito importante para que todas as cidades da nossa região trilhem caminhos diversos, mas com o mesmo sentido: o desenvolvimento regional”, ressaltou o prefeito Alan Guedes em seu discurso de boas-vindas.
Participam do programa Líder Sul lideranças dos municípios: Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Juntos, de junho de 2021 a março de 2022, eles trocaram informações e elegeram prioridades, que culminaram no documento lançado nesta quinta-feira. A Agenda de Desenvolvimento prevê a implementação de ações para até 2040.
“Temos uma oportunidade única com esse projeto de pensar de forma integrada. Outra coisa que é importante destacar, é o fato de que vocês começam a fazer um planejamento de desenvolvimento para a região. Isso é um grande salto na forma que a gente enxerga o planejamento”, disse o secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que representou o Governo do Estado no evento.
O programa Líder Sul tem a proposta de mobilizar líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor para a coordenação de ações regionais visando o desenvolvimento sustentável. Na região Sul, esse programa teve início em junho de 2021, tendo proporcionado oito encontros técnicos entre os participantes, promovendo a sua integração. Ao final do trabalho, a proposta é ter uma governança local instituída, para que execute as ações prioritárias definidas.
“O trabalho do programa visa realmente a gente capacitar lideranças, sejam elas públicas ou privadas, e que permite que esses líderes assumam o protagonismo e venham a desenvolver uma proposta de trabalho que vá ao encontro das necessidades de toda essa vasta região”, afirma o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.