No fim da manhã de hoje (11), o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), anunciou por meio de uma live, que o município seguirá na íntegra o decreto estadual publicado ontem (10), que determina toque de recolher entre às 20h e 5h a partir do próximo domingo (14). A medida é válida para as 79 cidades de Mato Grosso do Sul.
O chefe do Executivo chegou a afirmar que a procura por leitos de Covid-19 na maior cidade do interior do Estado, aumentou 15%, fato que preocupa. Ele também disse que no final de semana passado, mais cinco leitos foram implantados no Hospital Universitário, e outro cinco estão sendo mobilizados no Hospital Santa Rita.
“Esse é o pior momento da pandemia e medidas precisam ser tomadas para o futuro passar melhor. A prefeitura de Dourados cumprirá integralmente o decreto do Governo do Estado a partir de domingo”, disse.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira, já foram confirmados 21.620 casos do Novo Coronavírus e 275 mortes.
Alan Guedes chegou a dizer que “é obrigação de quem governa, de quem lidera, vir e trazer a notícia que pode não ser boa, porque dar notícia boa é muito fácil. Nos reunimos ontem e hoje com a equipe técnica da Secretaria de Saúde para encontrar alternativa. Há uma dificuldade muito grande com relação à fiscalização. Temos trabalhado para ampliá-las, mas precisamos contar com a população, porque é fundamental fazermos nossas partes”.
O prefeito ainda ressaltou que não é hora de aglomeração e de grandes eventos, e que é preciso ter a sensibilidade de entender que o momento é muito difícil.