O prefeito de Dourados, Alan Guedes, anunciou na terça-feira (4), o cumprimento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, atendendo uma demanda de anos da categoria.
A decisão foi tomada após diversos estudos da Secretaria de Fazenda e negociações com o Sindracse (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias). Após analisar a viabilidade da proposta feita pelos representantes da categoria, o documento será transformado em Projeto de Lei e enviado à Câmara Municipal para ser votado.
Alan recebeu os agentes no CAM (Centro Administrativo Municipal), acompanhado de secretários de diversas pastas e de vereadores para comunicar o desfecho positivo. “Trabalhamos muito em várias mãos para encontrar uma proposta que atenda os anseios da categoria e as possibilidades da gestão e esse equilíbrio é muito difícil. Nós iniciamos a discussão com o Sindicato sobre o novo piso da categoria e o formato que esse pagamento se daria. Fizemos algumas propostas até que a categoria nos enviou uma contraproposta que nosso time de gestão teve a missão de encontrar uma alternativa adequada e nesse dia importante para a categoria podemos dizer que foi integralmente aceita”, disse o prefeito.
Diálogo e respeito
De acordo com Marco Aurélio Amorim Bonetti, presidente do Sindracse, o anúncio feito pela Prefeitura atendendo a categoria é resultado do diálogo dos representantes com a atual gestão, definido por ele como “franco, aberto e respeitoso”. “Trouxemos uma proposta que foi do entendimento da categoria em assembleia que pudesse contemplar a todos à médio e longo prazo”, afirmou o dirigente sindical, no que foi acompanhado pelo prefeito. “Somente com diálogo, respeito e constância podemos avançar dentro do poder público”, completou Alan.
Agente comunitária de saúde há 21 anos com atuação no bairro Izidro Pedroso, Paula Sabrina Bogarin Gomes comemorou o anúncio feito pelo prefeito Alan Guedes que, segundo ela, acaba com uma aflição de anos desses profissionais. “Estamos há tempos nesta luta e esta decisão atende toda a categoria, graças à Deus. Fomos atendidos pelo pelo prefeito Alan e estamos muito felizes”, afirmou.
O encontro foi acompanhado pelo secretário de Fazenda, Everson Leite Cordeiro que apontou o caminho, agora que a contraproposta do Sindracse foi aceita. “Concluída essa fase de negociação e análise de viabilidade, o ofício vai para PGM (Procuradoria Geral do Município) elaborar o Projeto de Lei para ser encaminhado para Câmara e ser analisado pelos vereadores”, explica.