Acordo entre a Guarda Municipal de Dourados e a Polícia Federal, através da Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul, regulamenta o porte de arma de fogo para os integrantes da corporação da maior cidade do interior do Estado.
Para Liliane Graziele, comandante da GMD, com as mudanças recentes na legislação, todos guardas têm direito ao porte. “Os ministros derrubaram vedação do Estatuto do Desarmamento que proibia o porte de armas de fogo por integrantes de guardas municipais em municípios com menos de 50 mil habitantes”, explicou.
Os GMs que cumprirem os requisitos estabelecidos no estatuto do desarmamento e nos decretos que o regulamentam, terão direito ao porte de arma tanto em serviço como no seu horário de folga.
“Outra inovação diz respeito ao calibre, antes os guardas municipais poderiam utilizar armas até o calibre 380, agora, fica permitido os calibres 40, nove milímetros, dentre outros”, detalhou a comandante.
O acordo de cooperação técnica prevê a realização de treinamento que poderão ser fornecidos pela Departamento de Polícia Federal ou pela própria instituição com vistas a garantir o emprego correto do armamento quando necessário.