O Dia Internacional do Café é comemorado em 14 de abril. Segundo os dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o Brasil é o maior exportador de café . A comemoração da data serve para destacar a importância dessa commodity no mercado exterior e os desafios enfrentados pelos produtores brasileiros.
De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a safra brasileira de café para o período 23/24 tem projeção de alcançar 66,65 milhões de sacas de 60 quilos, representando um aumento expressivo de 13% em relação à temporada anterior. Essa estimativa indica uma expectativa otimista para a safra de café no Brasil em 2023 e 2024. Os números mostram que o valor do produto no mercado externo pode favorecer a exportação.
Mas, segundo o analista Fábio Pizzamiglio, apesar dos bons números, ainda há desafios a serem enfrentados no comércio exterior. A demanda global por café pode ser afetada pelo crescimento tímido da economia mundial e pelo cenário inflacionário em outros países, o que pode limitar o consumo da commodity. Outro fator está na incerteza em relação ao volume a ser colhido.
“O setor ainda pode ser beneficiado por outros fatores, como a visão ambiental e ecológica, que pode fazer com que os produtores tenham um produto com maior valor no mercado internacional”, ressalta Pizzamiglio.
O crescimento do segmento é observado com grande apreço pelos produtores de Minas Gerais, o estado é o maior produtor da cultura no Brasil e será beneficiado com o cenário de crescimento. Conforme o primeiro levantamento para a safra de café realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra mineira de café em 2023 é estimada para alcançar 27,5 milhões de sacas, apresentando um crescimento expressivo de 25% em relação à safra anterior. A área destinada à produção está projetada em 1,1 milhão de hectares, representando um aumento de 8,8% em relação à safra passada.
“Os estados produtores poderão ter um impacto direto no crescimento do setor no Brasil, algo que é destacado pelo exemplo de Minas Gerais. O Dia Internacional do Café é uma oportunidade para promover a valorização dessa commodity e conscientizar sobre os obstáculos enfrentados pelos produtores brasileiros no cenário internacional”, completa Pizzamiglio.