Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de soja nesta semana que vem. As dicas são do analista Luiz Fernando Gutierrez Roque, da consultoria Safras & Mercado.
Os players do mercado da soja mantêm as atenções centralizadas no clima para o desenvolvimento das lavouras da nova safra norte-americana, pano de fundo do aumento da estimativa de produção por parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Paralelamente, os players acompanham os movimentos da demanda chinesa no mercado internacional.
Fechando o quadro de fatores, o mercado acompanha notícias relacionadas à onda de calor e às poucas chuvas no Hemisfério Norte, que podem impactar as produções de grãos de alguns países.
O clima sobre o cinturão produtor ainda é fator importante, embora a maior parte do mercado climático já tenha passado. O desenvolvimento das lavouras da nova safra chegou à fase final, e o que o USDA indica é que, apesar de alguns problemas, a safra norte-americana vem se desenvolvendo bem e a produção será recorde.
De acordo com Roque, o mês de julho não foi tão favorável às lavouras em boa parte do cinturão produtor, mas ele afirma que não existe um grande problema em nenhum dos principais estados produtores. De uma forma geral, apesar de as temperaturas terem ficado acima da média em julho, não houve uma ausência total de chuvas no cinturão, apenas irregularidade.
Daqui para frente, apenas um grande fenômeno climático poderá mudar a fotografia da safra norte-americana, que é de recorde. Os mapas de previsões apontam para um fim de ciclo de desenvolvimento das lavouras sob condições regulares, sem excesso ou falta de umidade, e sem temperaturas muito elevadas.
Além disso, a colheita deve avançar sob as mesmas condições, o que deverá permitir um avanço rápido. De qualquer forma, ainda é importante olharmos para o clima. Surpresas não podem ser descartadas.
O mercado ficará atento, nesta penúltima semana de agosto, ao Crop Tour, da Pro Farmer, que ocorre entre os dias 22 e 25. A estimativa de produção resultante daí será importante, visto que o tour irá percorrer grandes estados produtores do cinturão.
Novas compras chinesas de soja dos EUA devem continuar sendo anunciadas à medida que se aproximar a colheita norte-americana. Estas vendas são fundamentais para trazerem suporte em um mercado mais pressionado pela entrada de uma grande safra em algumas semanas. A ausência das mesmas pode pesar sobre Chicago.