Mato Grosso do Sul foi um dos destaques positivos do país no quesito geração de emprego no primeiro semestre deste ano. O estado teve saldo de 25.794 novas vagas com carteira assinada no período — na relação contratações (157.290) menos demissões (131.496). E o setor industrial de base florestal foi um dos responsáveis por movimentar o mercado de trabalho sul-mato-grossense.
Dados do Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), a área da indústria e produção local de celulose foi responsável pela geração de mais de 9 mil novas oportunidades formais de trabalho no decorrer dos cinco primeiros meses de 2022. A Eldorado Brasil, do grupo J&F, teve protagonismo na geração de empregos no estado do Centro-Oeste. No semestre passado, a companhia, que tem complexo industrial e áreas de plantio baseados em MS, contratou mais de 600 pessoas.
“Estive fora da cidade por um período, mas com o crescimento do setor florestal local, em 2012, retornei” — Maíra Novaes Mantovani
Uma dessas contratações foi a da motorista carreteira Maíra Novaes Mantovani, que destaca: está “muito feliz e realizada profissionalmente”. “Três Lagoas me proporcionou realizar um de meus maiores sonhos de carreira. Estive fora da cidade por um período, mas com o crescimento do setor florestal local, em 2012, retornei, visando por novas oportunidades”, relata, ao citar o município onde a empresa se faz presente — e que fica na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. “E hoje faço parte do time Eldorado. Estou prestes a completar dois meses de empresa”, complementa.
Diretor de recursos humanos, sustentabilidade e comunicação na Eldorado Brasil Celulose, Elcio Trajano Jr. pontua que a geração de emprego vai além de quem usa o crachá da empresa. Graças à companhia, há o trabalho indireto em Três Lagoas e região. “Geramos oportunidades diretas e indiretas na região além de contribuir para o crescimento das comunidades onde estamos presente”, comenta o executivo.
Tanto para estudantes quanto para profissionais já formados, o mercado de trabalho segue aquecido na Eldorado Brasil em Mato Grosso do Sul. Direcionado a quem está estudando, o programa de estágios chamado “Super Talentos” terá nova turma iniciando atividades ainda neste mês. Serão 22 jovens distribuídos pelos mais diversos setores da companhia, que opera uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano e uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia.
Àqueles profissionais que estão em busca de recolocação ou almejam uma nova oportunidade, a Eldorado Brasil está com 100 vagas em aberto (e para início imediato), nas mais variadas funções, como motorista, operador de máquina, ajudante florestal, auxiliar de cozinha e analista de suprimentos. Para saber mais detalhes das oportunidades e se candidatar, é necessário clicar em “Trabalhe Conosco” na home do site da companhia.
A empresa também está disponível para receber currículos de forma presencial em quatro de suas bases em Mato Grosso do Sul:
Água Clara
Rua Primeiro de Maio, 01 – Jardim Nova Água Clara.
Inocência
Avenida Três Lagoas, 536 B – Centro.
Selvíria
Avenida Rotary Club, 750 – Centro.
Bataguassu
Rodovia BR 267 (km 32), sentido Campo Grande (antigo Haras Mula Preta).