O Transformando Vidas desta semana traz uma nova oportunidade para o produtor rural de Mato Grosso do Sul: a ATeG Cana-de-Açúcar. Quem explica como funciona o Programa é a coordenadora da cadeia no estado, Gislene Pereira.
A partir de 2023, o Senar/MS vai ampliar o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial para os produtores de cana-se-açúcar do estado. Gislene Pereira que já coordena duas cadeias produtivas na ATeG, a de Florestas Plantadas e a de Grãos (Milho e Soja), está à frente da nova vertente.
“A cana-de-açúcar é uma das cadeias mais importantes do estado de Mato Grosso do Sul e consequentemente, uma das mais visadas pela fiscalização. E o programa vem para auxiliar o produtor a se adequar de maneira que ele fique apto a produzir uma cana de qualidade com responsabilidade”, diz Gislene.
O acompanhamento técnico e gerencial é feito pelos técnicos de campo espalhados pelo estado. A cada dois meses, um técnico visita a propriedade e fica cerca de quatro horas com o produtor para as orientações de âmbito social, ambiental e econômico. O programa tem duração de 24 meses e é gratuito.
“Além dessa assistência técnica e gerencial, o Senar/MS também traz ao produtor rural ferramentas necessárias como cursos e treinamentos para sua equipe. O Senar/MS é parceiro do produtor rural e estará sempre a disposição para contribuir ao seu trabalho e ao agronegócio de Mato Grosso do Sul”, explica a coordenadora.