Durante a apresentação do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) na noite de segunda-feira (16), no Sindicato Rural de Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP), disse que a passagem da Nova Ferroeste pelo município será determinada pelo comércio.
Aguarda há muito tempo pelos sul-mato-grossenses, o projeto prevê, inicialmente, que a ferrovia tenha seu ponto de partida em Maracaju, percorrendo oito cidades, e chegando ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
“A Ferroeste é aguarda há muito tempo pela comunidade sul-mato-grossense, é um sonho que esperamos que se realize, mas quem vai determinar se passará por Dourados ou não, é o comércio, é a demanda”, disse Alan.
Para o chefe do Executivo, a apresentação dos resultados dos impactos de meio ambiente é um passo muito importante para a realização desse sonho para toda a região sul de Mato Grosso do Sul.
Questionado sobre como a prefeitura tem trabalhado para viabilizar o projeto e incluir o segundo maior município do Estado, Alan Guedes afirmou que a cidade está sendo preparada para o futuro, e que a Grande Dourados – composta por 32 cidades – é uma das maiores produtoras de grãos.
“Nossa região tem essa característica, que é ser uma grande produtora de grãos. Nós estamos preparados para entrar nessa disputa. Estamos preparando uma desapropriação do entorno de toda a área, que passará por trás do aeroporto, até para que a cidade possa oferecer um terminal de porto seco no futuro, por exemplo”, finalizou o prefeito.
Sobre a Nova Ferroeste
Idealizado pelo Governo do Paraná, há previsão da construção de um ramal entre Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR) que vai permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.
Além de Dourados, cidades como Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná, vão receber a audiência pública durante este mês de maio.
Para o secretário de Estado da Produção, Meio Ambiente, desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Nova Ferroeste se insere dentro da proposta de desenvolvimento da logística no estado de Mato Grosso do Sul.
“A questão ferroviária ela sempre se colocou como prioridade dentro do Governo. A primeira foi a instalação dos terminais da Ferro Norte. Nós conseguimos reabrir o terminal de Chapadão do Sul. A segunda é o processo todo da Malha Oeste que estamos finalizando o estudo para esse ano. E no segundo semestre deve ser colocado. E essa a Nova Ferroeste que é uma nova linha ferroviária”, afirmou.
Mato Grosso do Sul exporta praticamente 40% de toda produção pelo Porto de Paranaguá.