Os juros no Brasil continuam elevados, e a inflação segue impactando o setor agropecuário. Segundo o Banco Central (BC), o cenário econômico deve dificultar ainda mais o novo ciclo produtivo, tornando essencial que o Plano Safra traga medidas diferenciadas para viabilizar investimentos.
No telejornal Mercado & Companhia desta segunda-feira (31), o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, falou sobre o assunto. Na avalição dele, o cenário atual limita a capacidade dos produtores de expandirem a produção.
“A nossa agricultura, principalmente os pequenos produtores, aqueles que colocam alimento na mesa do brasileiro, estão com dificuldade de reduzir o seus custos para que os alimentos cheguem mais barato. Então ficamos num cenário muito difícil! Quando você tem uma alta de juros com inflação e com PIB em queda, você não tem como aumentar a oferta porque o produtor já está com aumento de custo”, disse.
Segundo Daoud os produtores dependem do Plano Safra para obter capital, entretanto, na atual conjuntura de juros altos, o plano necessita de inovações. “Nós temos que ter a garantia de preço, e o governo tem que ter um fundo que seria um amortecedor para equalizar os preços de forma que o produtor não tenha prejuízo e consiga com o seu capital aumentar a produção”, explicou.