Pela primeira vez na história o Governo do Paraguai firmou acordo e passará a exportar carne para os Estados Unidos. Os pecuaristas comemoram a parceria estabelecida nesta semana e esperam, inicialmente, que sejam enviadas dez toneladas do produto anualmente.
O acordo foi formalizado pelo vice-ministro do Crescimento Económico, Energia e Ambiente do Departamento de Estado dos EUA, José W. Fernández, com o presidente Santiago Peña e o embaixador dos EUA no Paraguai, Marc Ostfield.
A partir de agora, o país vizinho se torna um dos 18 [países] do Mundo capazes de exportar produtos de carne bovina para os EUA. O acordo deve ser homologado pelo Registro Federal dos Estados Unidos em 14 de novembro, e entrará em vigor em 14 de dezembro deste ano.
A estimativa é que o Paraguai fique entre 10 e 15% da cota de novos exportadores, que é de 10 mil toneladas. “Isso equivale a seis mil dólares por tonelada e corresponde a sessenta milhões de dólares por ano”, explica o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, em entrevista à rádio Universo 970 AM-Nación Media.
A decisão também representa um grande passo não apenas para o Paraguai, mas para o Mato Grosso do Sul, considerando os investimentos em Pedro Juan Caballero.