A 58ª Expoagro Dourados, a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, começa nesta sexta-feira (10) com o início da programação técnica às 7h30, quando terá início as atividades de palestras e simpósios nos mais diferentes segmentos do agronegócio. A abertura oficial ocorrerá às 19h, com a presença do governador Eduardo Riedel, prefeito Alan Guedes, deputados e demais autoridades estaduais.
Pela manhã haverá a apresentação dos resultados da safra 2023/2024 em Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação MS. O responsável será o engenheiro agrônomo Douglas de Castilho Gitti. Os engenheiros agrônomos João Paulo Oliveira e Luciano Del Bem Júnior vão ministrar uma série de palestras sobre a soja, de performance de cultivares ao desempenho de controle biológico.
Já a engenheira agrônoma Ana Claudia Ruschel falará sobre a eficácia de controle de fungicidas sítio-específico no controle de mancha-alvo e crestamento foliar de cercospora. Todas essas palestras acontecerão no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
Simultaneamente, mas no auditório de Sala de Aula, acontecerá a Vitrine Ateg Agroindústria, que abordará a visão internacional e preparação para exportação de produtos alimentícios e como formalizar uma agroindústria de alimentos ou bebidas.
Após a pausa para o almoço, o ciclo de palestras retorna às 13h30, com o diretor-presidente da Agraer, Washignton Willeman. Em seguida, às 14h, a nutricionista Maria Tainara Carneiro, falará sobre Compras Públicas – Papel da Agricultura Familiar nas compras públicas.
Na sequência, às 15h20, o engenheiro agrônomo Douglas Pellin ministrará sobre Práticas Corretivas e Manutenção da Cultura do Soja.
Já no auditório da Sala de Aula, às 17h15, terá o início do 7º ciclo de palestras ‘Direito e Agronegócio’, com o tema Aspectos que desvalorizam o imóvel rural: insegurança jurídica e irregularidades, com a advogada Emmanoele Vieira Scatolin. Às 18h15, o médico Rodrigo Xavier Arruda abordará o tema ‘Cuidados com os defensivos agrícolas e seus possíveis impactos na saúde dos trabalhadores rurais’.
Por fim, logo após a abertura oficial, às 20h30 acontecerá o 7º Circuito Aprosoja, com Marcos Araújo, especialista em Mercado Agrícola.