A abertura oficial da 59ª Expoagro aconteceu na manhã deste sábado (10/5), no Auditório do Sindicato Rural de Dourados, e foi marcada por um clima de otimismo no setor produtivo. Após anos de estiagem, a recuperação do agronegócio, alavancada pela segunda safra de milho e pelas chuvas regulares, tem renovado as expectativas dos produtores e autoridades locais, como bem destacou o governador Eduardo Riedel (PSDB).
A segunda safra, favorecida pelas condições climáticas, representa um ponto de virada para o campo. “Graças a Deus, tem vindo abençoado, com boas chuvas”, destacou Eduardo Riedel, afirmando ainda que a feira de agronegócio é vista como “um termômetro da força econômica da região, e neste ano, a retomada da normalidade trouxe ânimo renovado aos participantes”.
Além do desempenho do setor agrícola, a Expoagro conta com forte respaldo institucional. A edição de 2025 reúne apoio da prefeitura de Dourados e do Governo do Estado, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário regional.
O evento vai além do agronegócio, gerando oportunidades de lazer, negócios e fortalecimento da economia local. “A ExpoAgro reflete em toda a região de maneira muito positiva”, ressaltou ainda Riedel.
Outro destaque da cerimônia de abertura foi a infraestrutura aeroportuária de Dourados. Com tratativas avançadas junto a companhias aéreas como Gol e Latam, há expectativa de que voos regulares comecem a operar entre os dias 3 e 8 de setembro. A medida conta com incentivos fiscais semelhantes aos aplicados com sucesso em destinos turísticos como Bonito.
Segundo o governo estadual, uma nova licitação foi aberta para modernizar a área de receptivo, em um investimento estimado em R$ 38 milhões, como mostrado mais cedo pela reportagem (veja aqui). “O cronograma está sendo bem cumprido”, garantiu o representante do Executivo estadual.