Os desafios do agronegócio com o clima e as condições de mercado têm feito o produtor rural ser cada vez mais resiliente. Embora o momento seja desafiador, a 58ª Expoagro de Dourados mostra a força do campo, avalia o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes. Durante discurso na abertura da 58ª Expoagro, na noite de sexta-feira (10), ele mostrou a preocupação do setor e destacou que a feira agropecuária se transforma em um "oásis de esperança” e ponto de encontro onde os produtores podem ter apoio, informação e inspiração para enfrentar tempos difíceis.
A maior feira agropecuária do estado iniciou as atividades no período da manhã, com programação técnica, e segue até o dia 19. Várias lideranças estiveram presentes na abertura, como o governador Eduardo Riedel. O presidente do Sindicato Rural falou que a realidade não tem sido nada fácil, com custos de produção altos e preços de grãos baixos. "Esse cenário de queda livre nos preços agrícolas e aumento constante nos custos de produção tem sufocado os lucros e a viabilidade financeira dos produtores”. Independente das condições, Agelo Ximenes destacou que a Expoagro está atrativa e cheia de novidades tecnológicas.
Diretor-tesoureiro da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Frederico Stella parabenizou Angelo Ximenes e toda a diretoria pelo trabalho que tem colocado o Sindicato entre os mais atuantes do estado, com 237 propriedades rurais atendidas pelo programa ATeG (Assistência Técnica Gerencial), mais de 130 cursos em 2023 e mais de duas mil pessoas atendidas em treinamentos. Ele aproveitou para falar sobre as atividades que a Famasul vai desenvolver durante os 10 dias de programação, nas áreas de ovinocultura, horticultura e piscicultura.
Parceiros dos produtores rurais, equipes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estiveram na noite de abertura da Expoagro. As duas instituições sempre se encarregaram de trazer a maior carreta à Expoagro, para fechar negócios com os expositores, no entanto, devido a tragédia climática entre os gaúchos, a Caixa enviou todos os veículos para o sul.
O prefeito de Dourados, Alan Guedes lembrou da atual dificuldade do setor rural, destacando que é nesses momentos que se avança, com retomada de investimentos. "Essa feira é um ato de coragem e a sua grandeza mostra a pujança. A Expoagro também é a festa da cidade, do Sindicato Rural, de parceria com o governo do estado, prefeitura e demais entidades ligadas ao agro. Juntos vamos sobressair", afirmou Guedes.
Apesar das dificuldades, a grande Dourados e Mato Grosso do Sul têm crescido, atraindo novas indústrias e implementando diversificação de cadeia produtiva. Para o governador Eduardo Riedel, as tecnologias cada vez mais presentes tem aumentado as oportunidades, como de matriz energética de etanol a partir do milho, da bionergia e biogás a partir da cana. Outro exemplo citado por ele é o da irrigação que lança um novo horizonte, de patamar com maior produtividade.
Estiveram presentes na abertura da Expoagro os deputados federais Rodolfo Nogueira e Geraldo Resende, os deputados estaduais Lia Nogueira e Renato Câmara, o presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto, o superintendente do Banco do Brasil no MS, Omar de Vasconcelos, o superintendente da Caixa, Ederson Claudio Negri, o chefe-geral da Embrapa de Dourados, Harley Nonato de Oliveira, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul , Celso Ramos Régis, e o presidente da Aprosoja, Jorge Michelc.
Sobre a Expoagro
A Expoagro é a maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul e está em sua 58ª edição. O evento, de 10 a 19 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, é uma realização do Sindicato Rural de Dourados. A feira tem o patrocínio da Unigran, Hus Hotel, São Bento Incorporadora, Ares Park & Club, Senar, Inpasa Mais que Energia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.