Os impactos do aumento dos preços dos insumos da pecuária na margem de lucro dos produtores rurais serão apresentados no “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 24 de outubro a 8 de novembro. Em pauta, os custos da pecuária brasileira.
Neste ano, o projeto levantou os custos de produção de cinco atividades pecuárias (aquicultura, avicultura, suinocultura, pecuária de corte e pecuária de leite) em 45 municípios de 15 estados brasileiros.
Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, de acordo com as características de cada atividade pecuária, a elevação dos preços de insumos importantes, como a ração e o sal mineral, vem impactando a margem de lucro dos produtores desde março de 2020 (início da pandemia).
“O público vai entender a influência de um cenário de alta acumulada dos preços de insumos e o que os produtores têm vivenciado em cada atividade e região em termos de rentabilidade”, explicou Rodrigues.
Desde 2007, o projeto Campo Futuro já levantou os custos de produção de 66 atividades agropecuárias em 357 municípios diferentes. Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.
O projeto é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos e geração de informação para o gerenciamento rural.
Confira, abaixo, a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro de 2022:
Outubro
24 – Pecuária de leite
25 – Fruticultura
26 – Cana-de-açúcar
27 – Aves e Suínos
28 – Silvicultura
31 – Hortaliças
Novembro
1º – Cereais, fibras e oleaginosas
3 – Cafeicultura
4 – Pecuária de corte
7 – Aquicultura
8 – Evento de Encerramento do Circuito e Lançamento do Prêmio Campo Futuro.