Dois brasileiros disputaram o título da etapa de Peniche da World Surf League (WSL) neste domingo. Com presença da torcida verde e amarela nas areias portuguesas, Yago Dora superou Italo Ferreira na final para conquistar o segundo título da carreira em etapas do circuito mundial. A decisão foi equilibrada até os últimos segundos e contou com uma disputa intensa de aéreos. Yago venceu com somatório de 13.37 (6.70 + 6.67) contra 12.43 (7.43 + 5.00) de Italo.
Com a vitória, Yago subiu 11 posições no ranking e assumiu o quarto lugar, entrando no top-5. Italo manteve a liderança e seguirá com a lycra amarela para a próxima etapa, que será realizada em El Salvador a partir de 2 de abril.
Após quatro dias sem competições devido às condições do mar, o domingo foi de programação intensa em Supertubos, com a WSL realizando as oitavas, quartas, semifinais e final da categoria masculina. Entre os brasileiros, Filipe Toledo também competiu no chamado "Finals Day", mas foi eliminado nas quartas de final.
Na final, Yago Dora abriu vantagem com um full rotation, recebendo 6.67. Logo depois, Italo Ferreira respondeu com um tubo seguido de um aéreo, conquistando a melhor nota da bateria, 7.43. Yago, então, conseguiu completar outro full rotation e, na sequência, aplicou uma manobra de borda para consolidar sua pontuação total.
Italo tentou a virada até os segundos finais. Precisando de 5.94 para ultrapassar o adversário, ele tentou um aéreo na última onda da bateria, mas recebeu 5.00 dos juízes, terminando a disputa em segundo lugar.
Nas fases anteriores, Yago eliminou Imaikalani deVault (HAV) nas oitavas, Jack Robinson (AUS) nas quartas e Ethan Ewing (AUS) na semifinal. Já Italo passou por Joel Vaughan (AUS) nas oitavas, Rio Waida (IND) nas quartas e Barron Mamiya (HAV) na semifinal.
Filipe Toledo começou o dia vencendo Jordy Smith (AFS) nas oitavas de final em uma bateria de notas baixas. Nas quartas, enfrentou Ethan Ewing (AUS), que encontrou um tubo de 9.17, suficiente para superar o brasileiro, que anotou 8.96 e ficou fora das semifinais.
Na categoria feminina, a americana Caroline Marks conquistou o bicampeonato da etapa ao superar a havaiana Gabriela Bryan na final, com somatório de 7.90 contra 6.97. O resultado colocou Marks na terceira posição do ranking.
Tatiana Weston-Webb e Luana Silva, representantes brasileiras na competição, não avançaram às fases finais.
A próxima etapa do circuito mundial será realizada em El Salvador, com início marcado para 2 de abril.